Na última terça-feira, 3 de dezembro de 2024, a cidade de Cafelândia enfrentou um volume de precipitação extraordinário. De acordo com dados colhidos por um projeto de geografia da Escola Afonso Pena, foram registrados impressionantes 130 milímetros de chuva em um único dia. Este projeto, conduzido na área de ciências humanas da escola, utiliza uma estação meteorológica para monitorar e analisar as condições climáticas locais.


Os alunos, sob a orientação de seus professores, têm se dedicado a compreender melhor o clima e seus impactos na comunidade. “Este tipo de atividade prática é crucial para que os estudantes desenvolvam uma compreensão aprofundada sobre os fenômenos climáticos e sua importância no cotidiano”, destacou o coordenador do projeto.
A chuva intensa trouxe desafios e reflexões para os moradores de Cafelândia. Além de potencializar discussões sobre mudanças climáticas, a coleta de dados em primeira mão proporciona aos alunos uma valiosa experiência científica e a oportunidade de contribuir ativamente para sua comunidade. É um exemplo inspirador de como a educação pode estar diretamente conectada com os acontecimentos locais e globais.
O acompanhamento contínuo das condições climáticas será essencial para entender os padrões e preparar a cidade para eventos futuros similares. O projeto da Escola Afonso Pena prova que, com o auxílio da tecnologia e do empenho educacional, é possível transformar dados em conhecimento e ações concretas para o bem-estar da comunidade.